Luanda – 13.06.24 – A Embaixada da Rússia em Angola celebrou nesta terça-feira (12), em Luanda, o 30.º aniversário da adoção da declaração de soberania estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, comemorado anualmente em 12 de junho desde 1994.
Os festejos do “12 de Junho”, Dia Nacional da Rússia, contaram com a presença do Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, representando a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.
Manuel Augusto destacou que o MPLA considera a Rússia um país “amigo”, com o qual Angola mantém relações sólidas, forjadas na luta pela Independência, consolidação da democracia, e preservação da soberania e integridade territorial. Ele afirmou que a presença da Direção Central do MPLA no evento é uma manifestação de gratidão e reconhecimento pelo apoio russo a Angola.
O embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, ressaltou que uma das prioridades da política externa russa é o desenvolvimento das relações com os países africanos, cujo papel na arena internacional tem crescido significativamente. Ele sublinhou a participação dos países africanos na solução de problemas globais, como a luta contra o terrorismo, combate à pobreza, desenvolvimento sustentável e resolução de conflitos ecológicos.
O evento contou com a participação musical da Orquestra Sinfónica Kaposoka, que interpretou diversas canções de músicos angolanos. A efeméride, que se tornou feriado nacional na Rússia, simboliza o nascimento de uma nação moderna e a identidade da história contemporânea russa.
Estiveram presentes no evento o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, diplomatas, deputados e outros convidados.